Sobre o Acervo Digital

Sobre o Acervo Digital

compartilhe:

Obras digitalizadas

Visualize e salve fotografias em alta resolução, livros, documentos oficiais, jornais, revistas, mapas, pinturas, gravações em áudio e vídeo, entre outros conteúdos. Todos os documentos são disponibilizados na íntegra sob licença Creative Commons.

Metadados

O acervo digital utiliza metadados Dublin Core®, um conjunto de campos de identificação de documentos e objetos digitalizados (imagem, texto, áudio e vídeo), reconhecido internacionalmente por arquivistas e bibliotecários.

Fonte de pesquisa

Os conteúdos disponíveis em formato digital poderão servir para fins de pesquisa, pedagógicos e de produção científica.

Sobre o Acervo Digital de Extrema (ADRE)

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema nasceu em 2017 com o objetivo de promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema.
A primeira versão da plataforma do ADRE foi lançada no dia 17 de julho de 2020. Em agosto de 2022, pouco tempo depois de atingir a marca de 70 mil visualizações de páginas, a plataforma do ADRE sofreu um ataque hacker. Apesar dos esforços empreendidos pela Prefeitura de Extrema para recuperar tal plataforma, o ADRE não pôde ser restabelecido. Nesse período, a Secretaria de Cultura iniciou um trabalho para promover a construção de uma nova plataforma. O lançamento da segunda versão do Projeto Acervo Digital Regional de Extrema ocorreu em dezembro de 2023.
Entre 2017 e 2023, uma campanha permanente foi inaugurada pela Secretaria de Cultura visando aumentar o banco de dados do projeto a partir do engajamento dos munícipes. Além disso, iniciativas que envolveram a doação, a aquisição e a digitalização de acervos foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Extrema.
Atualmente, na plataforma do ADRE, estudantes, munícipes e o público em geral têm acesso, em formato digital, a uma grande variedade de documentos, tais como: fotografias antigas, jornais de época, mapas antigos, entre outros. Na mesma plataforma, os usuários podem acessar cópias de documentos pertencentes a arquivos nacionais e internacionais que lançam luz sobre a história de Extrema e região. Além disso, a mesma plataforma hospeda exposições virtuais, os vídeos dos projetos Memória Viva de Extrema e Memórias de uma Cidade, bem como filmes, áudios e trabalhos desenvolvidos pela Divisão de História (desde 2017) e pelo Setor do Patrimônio Cultural (desde 2003). Os referidos itens encontram-se acessíveis, em múltiplos navegadores, na plataforma do ADRE.